terça-feira, outubro 07, 2008

Catequese Familiar "Pais com Cristo"

Catequese Familiar “Pais com Cristo” é a novidade deste ano catequético em Cucujães.

A Catequese Familiar (…) é um processo de evangelização direccionado directamente à reconstrução da família cristã.(...)

Partindo da importância que boa parte dos pais católicos dá, ainda, à 1a Comunhão de seus filhos, este tipo de Catequese pretende partir desta circunstância para fazer da preparação deles para a 1a Comunhão, um tempo privilegiado de formação cristã intensiva para toda a família (…) "

Este processo de evangelização, ao mesmo tempo que contribui eficazmente para a transformação do ambiente familiar, enquanto os filhos se preparam para a 1a Eucaristia, faz com que boa percentagem de pais, passe a perceber crescer em si zelo pelo Reino, dispondo-se a assumir tarefas pastorais na Comunidade.

O segredo do extraordinário dinamismo pedagógico deste tipo de Catequese Familiar está na perfeita integração que ele cria entre Pais, Catequistas e Crianças."


O nosso Pároco, Padre Artur elaborou um livro para o 1º ano "PAIS COM CRISTO" que apoia os pais durante este 1º trimestre (haverá um por trimestre)

Os pais reúnem com o Sr. Padre e 2 animadores, uma vez por mês: Esse encontro divide-se em duas partes:

Na 1ª parte a foca os ensinamentos que, durante as 4 semanas, irão transmitir aos seus filhos e como o devem transmitir.

Na 2º parte do encontro. destina-se a orientações para poderem viver, cada vez melhor a sua vida cristã, na família e na sociedade, na 1ª reunião foi sobre a Eucaristia ( os pais receberam uma brochura de apoio).

Durante a semana os pais transmitem aos filhos os ensinamentos recebidos preparando-os para o encontro semanal com o catequista.

Pretende-se também que seja com os pais que as crianças decorem, o que tiver de ser decorado. (as fórmulas)
Semanalmente haverá o encontro das crianças com o catequista.

Está semana faremos o 1º encontro de catequese.



Bibliografia: http://www.catequesefamiliar.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Quantas crianças são?
É uma grande desafio!
Cada vez mais precisamos ajudar os pais.
Educar nos dias de hoje é bem diferente de há 20 ou 30 anos atrás,
fase em que a mairia dos pais faram crianças e assimilaram alguns conhecimentos com os seus pais.
Sou professora aposentada gosto muito de ver a vossa dinamica.
Parabéns
Maria José

Queremos crescer com Jesus disse...

Obrigada Maria José pela sua visita e comentário.

São 110 crianças no 1º ano!
Está a correr muito bem, os pais estão muito envolvidos e as crianças estão a descobrir o seu Grande Amigo Jesus, Filho de Deus e de Maria.

No domingo passado celebrou-se a Festa do Acolhimento Comunitário, que foi muito participada por todas as crianças e famílias e Comunidade Paroquial.

Volte sempre.
Um abraço

Unknown disse...

Olá !!!

Vou coordenar a implantação da catequese familiar em minha paróquia e gostaria de saber como posso ter acesso ao subsídios de vcs!!!

grata
Michele Paróquia N. Sra. Aparecida -Santa Isabel-sp